top of page

CURSO BÁSICO DE ELETRÔNICA AUTOMOTIVA (9 em 1)

Pessoal, devido a grande procura e amor à profissão, abrimos mais uma turma do curso de longa duração em 2024. De certo, este será último curso presencial de longa duração, garanta já a sua vaga!!!
O presente curso tem como escopo introduzir o profissional ao mercado de eletrônica embargada de veículos. Para isso o curso será dividido em 9 módulos, vejam:


1. Sistema elétrico:
- Leitura e utilização de multímetro
- Grandezas elétricas
- Estrutura atômica (elétrons)
- Lei de Ohm
- Voltagem x corrente
- Corrente continua e alternada
- Resistores comuns, resistores variáveis
- Componentes e circuitos elétricos
- Chicote elétrico
- Interpretação de esquema elétrico (chaveamento das bobina transistorizada e comum)
- Ferramentas mínimas necessárias para começar a trabalhar
Obs: Em todos os módulos será realizada a utilização do osciloscópio e multímetro! A aula teórica será imediatamente seguida da prática para melhor compreensão do conteúdo.

 

2. Osciloscópio
- Calibragem de osciloscópio
- Ajuste e disparo de trigger
- Cursores
- Medição de voltagem x tempo e funcionamento de sensores
- Medição de corrente elétrica x tempo
- Verificar sincronismo do motor
- Apresentação de transdutores
- Rede can
- Teste de sensores de rotação, hall...
- Fazer banco de dados de sinais e configurações do osciloscópio
- Como salvar imagens e configurações de sinais coletados nas nuvens
- Teste do sistema de primário e secundário de ignição
- Teste velas, cabos e bobinas...
- Utilização da função matemática entre dois sinais semelhantes, mas invertidos (rede can, potenciômetro corpo borboleta...)


3. Introdução e compreensão da injeção eletrônica e injeção direta
- Injeção monoponto
--Injeção sequencial
-Injeção simultânea
- Injeção direta
- Sistema de ignição
- AFR (relação estequiométrica)
- Leitura e interpretação do sensor MAP e MAF Teste de sensores
- Teste de atuadores
- Os testes e as leituras dos sensores e atuadores serão realizados via scanner e osciloscópio simultaneamente


4. Conserto de centrais eletrônicas
- Solda de componentes
- Mapeamento de central
- Rastreamento de defeito
- Construção de simulador de central
- Teste de componentes
- Interpretação de datasheet
- Clonagem de módulos


5. Imobilizadores
- Solda de seriais
- Sistemas de imobilizadores
- Codificação de centrais de injeção
- Substituição de módulos
- Leitura de senha de imobilizadores
- Aparelhos de leitura
- Modo ECO Peugeot e Citroen
- Intercambiar centrais eletrônicas


6. Apresentação de scanner
- Leituras importantes a serem realizadas
- Interpretação de dados
- Programações
- Os principais Scanners automotivos
- J2534 – Pass Thru
- Programação on-line e off-line Pass Thru
- Apresentação e importância dos Scanners de montadoras (VW, AUDI, FORD, GM, BMW...)
- CAN-FD
- SUPER DICAS DE SCANNERS MULTIMARCAS COM VALORES ACESSÍVEIS.
- COMPRESSÃO RELATIVA NOS VEÍCULOS FORD VIA SCANNER


7. Recapeamento de centrais 
 Breve introdução


8. TPMS (Tire Pressure Monitoring) Sistema de pressão de pneu
- Verificação da integridade do sensor TPMS, ativação, programação, reaprendizagem em sensores OEM ou não !!
- Como funciona o sistema TPMS
- Sistema TPMS Indireto / TPMS Direto
- Componentes do sistema TPMS
- Sensores TPMS como eles funcionam
- Informações dos sensores após ativação
- Características dos sensores originais
- Características dos sensores universais
- Entendendo os diferentes métodos de reaprendizado dos sensores TPMS


9. Implicâncias legais no dia-a-dia das oficinas mecânicas
- Direito de retenção do veículo ou equipamento que não efetuar o pagamento
- Garantia mínima dos serviços
- CDC e o vício oculto aplicável aos reparos de automóveis
- Obrigações trabalhistas
- Sindicato das oficinas mecânicas de Juiz de Fora e as regras contidas nas convenções coletivas

 

Trata-se de um curso básico, para a introdução do profissional ao mercado de trabalho. Com esse curso ele já será capaz de realizar vários tipos de reparos com um valor elevado, pois se trata de serviços que exigem mão de obra especializada. Portanto, através do conhecimento adquirido e aplicação dele, será possível pagar as parcelas do curso.
O menor valor de reparo de uma central de injeção eletrônica fica em torno de R$550,00, assim como as programações. E são inúmeros reparos que a cobrança do conserto gira em torno de R$3.500,00.
Posteriormente serão lançados cursos mais avançados para quem quiser se tornar mais especialista em uma determinada área.

 

Cada módulo será dado em dois dias (sábado e domingo) com carga horária de aproximadamente 12 horas, exceto o módulo 7,8 e o 9 que serão ministrado em apenas um dia.
O valor à vista do curso será de R$5.500,00 (cinco mil e quinhentos reais) que também poderá ser parcelado em até 12x de R$570,00 via cartão de crédito.

 

Atenção: Nos próximos dias abriremos a pré-venda do curso, onde disponibilizaremos 4 vagas com um desconto de 25%, custando apenas R$4.125,00 à vista, ou 12x de R$430,00.
 

O valor do curso é único e o não comparecimento a algum módulo não gerará, de forma alguma, nenhum reembolso de valores.
 

A desistência do curso não garante o reembolso dos valores quitados, salvo se for possível encaixar um novo aluno na referida vaga.


As vagas serão limitadas há apenas 16 pessoas para garantir um melhor aproveitamento dos treinamentos teóricos e práticos.
 

A vaga somente estará garantida a partir da inscrição, que se dará a partir do pagamento do curso.
O curso terá início no dia 02
/03/2024 e será ministrado, conforme já dito, aos sábados e domingos, entretanto será uma semana de curso e 3 (três) de folga, intercalando de forma subsequente.

Datas: 

1º módulo - 02 e 03/03

2º módulo - 06 e 07/04

3º módulo - 04 e 05/05

4º módulo - 08 e 09/06

5º módulo -  06 e 07/07/24

As datas dos demais módulos serão inseridas em março de 2024


Ao final de cada módulo será aplicada uma avaliação e somente receberá o certificado o aluno que atingir 70% de aproveitamento no referido módulo, podendo realizar a avaliação em algum momento mais conveniente ao curso. Sendo assim, para cada módulo será gerado um certificado de conclusão e aproveitamento.


O curso será ministrado pelo Márcio Henrique de Oliveira, mecânico e advogado pós-graduado em direitos trabalhistas, inscrito na OAB de Minas Gerais. Possui 44 anos de idade e atua na mecânica automotiva desde os 13 anos de idade. Vale dizer, que a sua experiência com osciloscópio iniciou-se em 1993 com o osciloscópio e analisador de motores da tecnomotor, possuindo até hoje a referida e espetacular ferramenta. Com injeção eletrônica foi em 1994, quando realizou seu primeiro curso de injeção eletrônica com o Sr. Rubens da SRI. Em 2003 realizou a prova da Automotive Service Excellence, onde recebeu uma nota que lhe concedeu a certificação ASE em sistemas elétricos/eletrônicos de automóveis.


Realizou os mais diversos cursos Brasil a fora, dentre eles, destaque para o curso de remapeamento de módulos e imobilizador em Cascável/PR (prado), de centrais de injeção eletrônica em Curitiba/SC (tecnocar), curso de codificação de módulos OHIRACAR, Santa Fé do sul/SP, cursou dois anos de eletrônica no PioXII e várias foram as feiras de tecnologia visitadas.


O curso também terá a participação do Leonardo Henrique de Oliveira, cursando o último período de engenharia elétrica com ênfase em circuitos eletrônicos na UFJF e poderá ter a participação especial de outros técnicos.


Contato: Márcio Henrique
Cel e Zap: (32) 99184-2161
Fixo: (32) 32179600


Curso será realizado na cidade de Juiz de Fora, Rua Paracatu 1260, bairro Bandeirantes.
Todos os sinais são coletados diretamente de um veículo e lançado para a bancada, onde os alunos poderão levar seus equipamentos e realizar os testes em tempo real, vejam:

Orçamento

Sou um parágrafo. Clique em "Editar Texto" ou clique 2 vezes na caixa de texto para editar o conteúdo.

Obrigado pelo envio!
bottom of page