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Circuito eletronico

Curso de Eletrônica Automotiva

Curso exclusivo para você que reside fora da cidade de Juiz de Fora-MG

Venha fazer parte desse grupo de profissionais seletos especializados em eletrônica automotiva.

Curso exclusivo para você que reside fora da cidade de Juiz de Fora-MG

Venha fazer parte desse grupo de profissionais seletos especializados em eletrônica automotiva.

Característica do Curso

CURSO DE ELETRÔNICA AUTOMOTIVA 

    Imersão à eletrônica automotiva!!!   

O presente curso tem como escopo introduzir e gabaritar o profissional para o  mercado de eletrônica embargada de veículos. Para isso o curso será dividido em 8 módulos.

Obs: Para participar desse curso é necessário que o profissional tenha um conhecimento básico nos assuntos abortados.

 

Serão dadas inúmeras dicas de aparelhos avançados de baixo custo para programações em bancada e no veículo.

1º Módulo 

1. Sistema elétrico:
- Leitura e utilização de multímetro analógico e digital;

- Leitura e utilização de testador de transistor e capacitor eletrolítico;
- Grandezas elétricas;
- Estrutura atômica (elétrons);
- Lei de Ohm;
- Voltagem x corrente;
- Corrente continua e alternada;
- Resistores comuns, resistores variáveis;
- Componentes e circuitos elétricos;
- Chicote elétrico;

- Testador de continuidade de fios e curto-circuito via equipamento de frequência eletromagnética;
- Interpretação de esquema elétrico (chaveamento de bobina transistorizada e comum);
- Ferramentas mínimas necessárias para começar a trabalhar
Obs: Em todos os módulos será realizada a utilização do osciloscópio e multímetro! A aula teórica será imediatamente seguida da prática para melhor compreensão do conteúdo.

2º Módulo

Osciloscópio (usaremos vários osciloscópios no curso)

- Calibragem de osciloscópio;
- Ajuste e disparo de trigger;
- Cursores;
- Medição de voltagem x tempo e funcionamento de sensores;
- Medição de corrente elétrica x tempo;
- Verificar sincronismo do motor (virtual e mecânico) – método Ucraniano e Eslováquia;
- Transdutores;
- Rede can;

- Método de teste da rede lin de sensores da injeção eletrônica, sensor BMS e alternadores pilotados;
- Teste de sensores de rotação, hall, magneto resistivo...
- Fazer banco de dados de sinais e configurações do osciloscópio
- Como salvar imagens e configurações de sinais coletados nas nuvens
- Teste do sistema de primário e secundário de ignição
- Teste velas, cabos e bobinas...

- Método de imprimir a máxima pressão no cilindro para verificar com assertividade o sistema primário e secundário de ignição
- Utilização da função matemática entre dois sinais semelhantes, mas invertidos (rede can, potenciômetro corpo borboleta...)

 

  • Compreensão avançada de transdutores na tela do osciloscópio e nos sinais processados via Scripts:

  • Transdutor de Alta Pressão (Pressão de cilindro - TAPC);

  • Análise da pressão do cilindro;

  • Análise sincronismo mecânico motor;

  • Utilização automatizada da régua 720º MT-PRO e GABARITOP;

  • Análise de cruzamento de válvulas;

  • Análise do alinhamento do eixo comando e eventual torção;

  • Análise do escapamento;

  • Análise ponto/avanço de ignição;

  • Análise da alta pressão nos cilindros via Script do MTpro.

 

  • Transdutor de pressão/pulso no Carter (TPC)

  • Análise de desgastes e defeito crônico nos anéis de segmento;

  • Análise de desgastes do bloco/camisa do motor;

  • Análise TPC via Script do MTpro;

 

  • Transdutor de bico e bomba de combustível (TPBB)

  • Análise da pressão de combustível via MTpro, através do TPBB;

  • Análise da vazão dos eletroinjetores via MTpro, através do transdutor de bico;

  • Analise do TPBB via Script do MTpro;

 

  •      Transdutor de pressão/pulso na admissão (TPA)

  • Análise de cabeçote completa:

  • Análise do alinhamento do eixo comando e eventual torção;

  • Análise de cruzamento de válvulas;

  • Análise de vedação de válvulas;

  • Análise ponto/avanço de ignição;

  • Análise de regulagem das válvulas;

  • Análise de TPA e via Script do MTpro.

3º Módulo

Introdução e compreensão da injeção eletrônica e injeção direta

- Injeção monoponto;
--Injeção sequencial;
-Injeção simultânea;
- Injeção direta;
- Sistemas de ignição (DIS, COP, Convencional);
- AFR (relação estequiométrica);
- Leitura e interpretação do sensor MAP e MAF Teste de sensores;
- Teste de atuadores;
- Os testes e as leituras dos sensores e atuadores serão realizados via scanner e osciloscópio simultaneamente;

- Nesse módulo o Scanner será muito explorado, a fim de criar maior intimidade do técnico mecânico com as mais diversas leituras do instrumento;

- Teste dos eletroinjetores, bomba de combustível de baixa e alta pressão dos sistemas de injeção direta de combustível.

4º Módulo

Introdução ao Conserto de centrais eletrônicas
- Solda de componentes simples, SMD, BGA;
- Mapeamento de central;

- Apresentação de equipamentos;
- Rastreamento de defeito;
- Construção de simulador de central;
- Teste de componentes;
- Interpretação de datasheet;
- Clonagem de módulos injeção, TCM dq200, PowerShift... via Launch, Thinkcar, Ktag, VVDI, TCM

- Testes de transistor em funcionamento, via multímetro e também no testador de transistor de bancada.

5º Módulo

Introdução ao sistema de Imobilizadores
- Solda de seriais (memoria do imobilizador);
- Sistemas de imobilizadores;
- Codificação de centrais de injeção;
- Substituição de módulos;
- Leitura de senha de imobilizadores;
- Aparelhos de leitura, dedicação de transponder universal;
- Modo ECO Peugeot e Citroen;
- Intercambiar centrais eletrônicas;

- Pré-codificar e codificar transponder;

- Como codificar o ABS após descodificar depois de uma programação de immo (não é necessário o chaveiro remover o conector do ABS para codificar um VW com esse procedimento).

- Teste da bobina de leitura do imobilizador, assim como a leitura da indução eletromagnética no sistema.

6º Módulo

Apresentação de scanner
- Leituras importantes a serem realizadas;
- Interpretação de dados;
- Programações simples e on-line (cuidados importantes);
- Os principais Scanners automotivos;
- J2534 – Pass Thru;
- Programação on-line e off-line Pass Thru;
- Apresentação e importância dos Scanners de montadoras (VW, AUDI, FORSCAN, GM, BMW...)
- CAN-FD
- Compressão relativa via Scanner em alguns veículos;

- Recursos avançados e compreensão de funções exclusivas dos Scanners Launch e Thinkcar.

7º Módulo

TPMS (Tire Pressure Monitoring) Sistema de pressão de pneu


- Verificação da integridade do sensor TPMS, ativação, programação, reaprendizagem em sensores OEM ou não !!
- Como funciona o sistema TPMS
- Sistema TPMS Indireto / TPMS Direto
- Componentes do sistema TPMS
- Sensores TPMS como eles funcionam
- Informações dos sensores após ativação
- Características dos sensores originais
- Características dos sensores universais
- Entendendo os diferentes métodos de reaprendizado dos sensores TPMS

8º Módulo

Implicâncias legais no dia-a-dia das oficinas mecânicas
- Direito de retenção do veículo ou equipamento que não efetuar o pagamento
- Garantia mínima dos serviços
- CDC e o vício oculto aplicável aos reparos de automóveis
- Obrigações trabalhistas.

Trata-se de um curso básico/avançado, para a introdução do profissional ao mercado de trabalho. Com esse curso ele já será capaz de realizar vários tipos de reparos com um valor elevado, pois se trata de serviços que exigem mão de obra especializada.

O menor valor de reparo de uma central de injeção eletrônica fica em torno de R$550,00, assim como as programações. E são inúmeros reparos que a cobrança do conserto gira em torno de R$3.500,00.

Cada módulo será ministrado em um dia com carga horária de aproximadamente 6 a 8 horas, exceto o módulo 7 e o 8 que serão ministrados junto com outros módulos.

O curso terá início no dia 24/03/2024 e será ministrado, no mínimo de 6 dias, podendo estender nos demais dias até o dia 31, a depender da evolução do curso.

Datas: 

24/03/2024 com previsão de término no dia 28 ao dia 31.

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1º Módulo:
(Sistema elétrico/eletrônico)

1. Sistema elétrico:
- Leitura e utilização de multímetro analógico e digital;

- Leitura e utilização de testador de transistor e capacitor eletrolítico;
- Grandezas elétricas;
- Estrutura atômica (elétrons);
- Lei de Ohm;
- Voltagem x corrente;
- Corrente continua e alternada;
- Resistores comuns, resistores variáveis;
- Componentes e circuitos elétricos;
- Chicote elétrico;

- Testador de continuidade de fios e curto-circuito via equipamento de frequência eletromagnética;
- Interpretação de esquema elétrico (chaveamento de bobina transistorizada e comum);
- Ferramentas mínimas necessárias para começar a trabalhar
Obs: Em todos os módulos será realizada a utilização do osciloscópio e multímetro! A aula teórica será imediatamente seguida da prática para melhor compreensão do conteúdo.

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2º Módulo: Osciloscópio

Osciloscópio (usaremos vários osciloscópios no curso)

- Calibragem de osciloscópio;
- Ajuste e disparo de trigger;
- Cursores;
- Medição de voltagem x tempo e funcionamento de sensores;
- Medição de corrente elétrica x tempo;
- Verificar sincronismo do motor (virtual e mecânico) – método Ucraniano e Eslováquia;
- Transdutores;
- Rede can;

- Método de teste da rede lin de sensores da injeção eletrônica, sensor BMS e alternadores pilotados;
- Teste de sensores de rotação, hall, magneto resistivo...
- Fazer banco de dados de sinais e configurações do osciloscópio
- Como salvar imagens e configurações de sinais coletados nas nuvens
- Teste do sistema de primário e secundário de ignição
- Teste velas, cabos e bobinas...

- Método de imprimir a máxima pressão no cilindro para verificar com assertividade o sistema primário e secundário de ignição
- Utilização da função matemática entre dois sinais semelhantes, mas invertidos (rede can, potenciômetro corpo borboleta...)

 

  • Compreensão avançada de transdutores na tela do osciloscópio e nos sinais processados via Scripts:

  • Transdutor de Alta Pressão (Pressão de cilindro - TAPC);

  • Análise da pressão do cilindro;

  • Análise sincronismo mecânico motor;

  • Utilização automatizada da régua 720º MT-PRO e GABARITOP;

  • Análise de cruzamento de válvulas;

  • Análise do alinhamento do eixo comando e eventual torção;

  • Análise do escapamento;

  • Análise ponto/avanço de ignição;

  • Análise da alta pressão nos cilindros via Script do MTpro.

 

  • Transdutor de pressão/pulso no Carter (TPC)

  • Análise de desgastes e defeito crônico nos anéis de segmento;

  • Análise de desgastes do bloco/camisa do motor;

  • Análise TPC via Script do MTpro;

 

  • Transdutor de bico e bomba de combustível (TPBB)

  • Análise da pressão de combustível via MTpro, através do TPBB;

  • Análise da vazão dos eletroinjetores via MTpro, através do transdutor de bico;

  • Analise do TPBB via Script do MTpro;

 

  • Transdutor de pressão/pulso na admissão (TPA)

  • Análise de cabeçote completa:

  • Análise do alinhamento do eixo comando e eventual torção;

  • Análise de cruzamento de válvulas;

  • Análise de vedação de válvulas;

  • Análise ponto/avanço de ignição;

  • Análise de regulagem das válvulas;

  • Análise de TPA e via Script do MTpro.

3º MÓDULO: (injeção indireta e direta)

Introdução e compreensão da injeção eletrônica e injeção direta

- Injeção monoponto;
--Injeção sequencial;
-Injeção simultânea;
- Injeção direta;
- Sistemas de ignição (DIS, COP, Convencional);
- AFR (relação estequiométrica);
- Leitura e interpretação do sensor MAP e MAF Teste de sensores;
- Teste de atuadores;
- Os testes e as leituras dos sensores e atuadores serão realizados via scanner e osciloscópio simultaneamente;

- Nesse módulo o Scanner será muito explorado, a fim de criar maior intimidade do técnico mecânico com as mais diversas leituras do instrumento;

- Teste dos eletroinjetores, bomba de combustível de baixa e alta pressão dos sistemas de injeção direta de combustível.

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4º Módulo: (Reparo de módulos)

Introdução ao Conserto de centrais eletrônicas
- Solda de componentes simples, SMD, BGA;
- Mapeamento de central;

- Apresentação de equipamentos;
- Rastreamento de defeito;
- Construção de simulador de central;
- Teste de componentes;
- Interpretação de datasheet;
- Clonagem de módulos injeção, TCM dq200, PowerShift... via Launch, Thinkcar, Ktag, VVDI, TCM

- Testes de transistor em funcionamento, via multímetro e também no testador de transistor de bancada.

5º Módulo: (Imobilizadores)

Introdução ao sistema de Imobilizadores
- Solda de seriais (memoria do imobilizador);
- Sistemas de imobilizadores;
- Codificação de centrais de injeção;
- Substituição de módulos;
- Leitura de senha de imobilizadores;
- Aparelhos de leitura, dedicação de transponder universal;
- Modo ECO Peugeot e Citroen;
- Intercambiar centrais eletrônicas;

- Pré-codificar e codificar transponder;

- Como codificar o ABS após descodificar depois de uma programação de immo (não é necessário o chaveiro remover o conector do ABS para codificar um VW com esse procedimento).

- Teste da bobina de leitura do imobilizador, assim como a leitura da indução eletromagnética no sistema.

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6º Módulo: (Scanners e J2534)

Apresentação de scanner
- Leituras importantes a serem realizadas;
- Interpretação de dados;
- Programações simples e on-line (cuidados importantes);
- Os principais Scanners automotivos;
- J2534 – Pass Thru;
- Programação on-line e off-line Pass Thru;
- Apresentação e importância dos Scanners de montadoras (VW, AUDI, FORSCAN, GM, BMW...)
- CAN-FD
- Compressão relativa via Scanner em alguns veículos;

- Recursos avançados e compreensão de funções exclusivas dos Scanners Launch e Thinkcar.

7º Módulo: TPMS (Tire Pressure Monitoring) Sistema de pressão de pneu


- Verificação da integridade do sensor TPMS, ativação, programação, reaprendizagem em sensores OEM ou não !!
- Como funciona o sistema TPMS
- Sistema TPMS Indireto / TPMS Direto
- Componentes do sistema TPMS
- Sensores TPMS como eles funcionam
- Informações dos sensores após ativação
- Características dos sensores originais
- Características dos sensores universais
- Entendendo os diferentes métodos de reaprendizado dos sensores TPMS

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8º Módulo: dos direitos e deveres

Implicâncias legais no dia-a-dia das oficinas mecânicas

- Direito de retenção do veículo ou equipamento que não efetuar o pagamento;

- Garantia mínima dos serviços;

- CDC e o vício oculto aplicável aos reparos de automóveis;

- Obrigações trabalhistas.

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   O valor à vista do investimento será de R$5.500,00 (cinco mil e quinhentos reais) que também poderá ser parcelado em até 12x de R$570,00 via cartão de crédito.

 

   Atenção: abrimos a pré-venda do curso, onde disponibilizaremos 4 vagas com um desconto de 25%, custando apenas R$4.125,00 à vista, ou 12x de R$430,00.

Vamos trabalhar juntos

Seja um profissional referenciado em sua cidade! Você será procurado pelo que é e não por quanto cobra pelo serviço

   O curso será ministrado pelo Márcio Henrique de Oliveira, mecânico e advogado pós-graduado em direitos trabalhistas, inscrito na OAB de Minas Gerais. Possui 46 anos de idade e atua na mecânica automotiva desde os 13 anos de idade. Vale dizer, que a sua experiência com osciloscópio iniciou-se em 1993 com o osciloscópio e analisador de motores da tecnomotor, possuindo até hoje a referida e espetacular ferramenta. Com injeção eletrônica foi em 1994, quando realizou seu primeiro curso de injeção eletrônica com o Sr. Rubens da SRI. Em 2003 realizou a prova da Automotive Service Excellence, onde recebeu uma nota que lhe concedeu a certificação ASE em sistemas elétricos/eletrônicos de automóveis.


   Realizou os mais diversos cursos Brasil a fora, dentre eles, destaque para o curso de remapeamento de módulos e imobilizador em Cascável/PR (prado), de centrais de injeção eletrônica em Curitiba/SC (tecnocar), curso de codificação de módulos OHIRACAR, Santa Fé do sul/SP, cursou dois anos de eletrônica no PioXII e várias foram as feiras de tecnologia visitadas.

   Contato:

   Márcio Henrique
   Cel e Zap: (32) 99184-2161
   Fixo: (32) 32179600


   O presente curso será realizado na cidade de Juiz de Fora-MG.

 

   Todos os sinais são coletados diretamente de um veículo e lançado para a bancada, onde os alunos poderão levar seus equipamentos e realizarem os testes em tempo real.

Pré-Inscrição

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