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CURSO DE OSCILOSCÓPIO/ELETRÔNICA AUTOMOTIVA (5 em 1)

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O presente treinamento tem como finalidade capacitar o profissional para o mercado da eletrônica embarcada de veículos com a utilização de osciloscópio automotivo.

O treinamento será do dia 20/11/2025 ao dia 23/11/2025, 4 dias de treinamento.

Esse treinamento será dividido em 5 módulos para facilitar todo o entendimento.


O curso terá início no dia 20/11/2025 às 14h para viabilizar a chegada de todos os alunos ao nosso centro de treinamento, nos demais dias o treinamento se iniciará às 8h, ficando da seguinte forma:

20/11 início às 14h e termino às 18h;

20, 21, 22e 23/11 início às 8h e término às 16h.

1º Módulo

Sistema elétrico (introdução):

- Leitura e utilização de multímetro;

- Grandezas elétricas- Estrutura atômica (elétrons);

- Lei de Ohm- Voltagem x corrente;

- Corrente continua e alternada;

- Resistores comuns, resistores variáveis;

- Componentes e circuitos elétricos;

- Chicote elétrico- Interpretação de esquema elétrico (chaveamento das bobina transistorizada e comum);

- Ferramentas mínimas necessárias para começar a trabalhar.

 

Obs: Em todos os módulos será realizada a utilização do osciloscópio e multímetro! A aula teórica será imediatamente seguida da prática para melhor compreensão do conteúdo.

        2º Osciloscópio

- Diferença entre osciloscópio e analisador de motor (Hantek e Micsig versus Mtpro e Autoscope)

- Calibragem de osciloscópio
- Ajuste e disparo de trigger
- Cursores
- Medição de voltagem x tempo e funcionamento de sensores
- Medição de corrente elétrica x tempo
- Verificar sincronismo do motor (sincronismo virtual e mecânico via transdutor)

- Compressão relativa
- Apresentação de transdutores
- Rede can (INSTRUMENTAÇÃO)
- Teste de sensores de rotação, hall...
- Fazer banco de dados de sinais e configurações do osciloscópio
- Como salvar imagens e configurações de sinais coletados nas nuvens
- Teste do sistema de primário e secundário de ignição
- Teste velas, cabos e bobinas...
- Utilização da função matemática entre dois sinais semelhantes, mas invertidos (rede can, potenciômetro corpo borboleta...)

- Vamos aplicar diversos osciloscópios no treinamento e demonstrar a diferença entre eles (MTpro, Hantek, Micsig, PicoScope, NewTecnoscópio...).

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3. Teste de sensores e atuadores no veículo e na bancada
- Teste do corpo de borboleta convencional e com protocolo Sent
- Teste do Pedal do acelerador
- Teste do velas e bobinas no veículo e na bancada

- Teste do modulo de injeção eletrônica na bancada com osciloscópio (processador/cristal oscilador)
- Os testes e as leituras dos sensores e atuadores serão realizados via scanner e osciloscópio simultaneamente

4. TPMS (Tire Pressure Monitoring) Sistema de pressão de pneu
- Verificação da integridade do sensor TPMS, ativação, programação, reaprendizagem em sensores OEM ou não !!
- Como funciona o sistema TPMS- Sistema TPMS Indireto / TPMS Direto;
- Componentes do sistema TPMS- Sensores TPMS como eles funcionam;
- Informações dos sensores após ativação;
- Características dos sensores originais;
- Características dos sensores universais;
- Entendendo os diferentes métodos de reaprendizado dos sensores TPMS.

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5. Implicâncias legais no dia-a-dia das oficinas mecânicas
- Direito de retenção do veículo ou equipamento que não efetuar o pagamento
- Garantia mínima dos serviços
- CDC e o vício oculto aplicável aos reparos de automóveis

- Esses itens acima e muito mais.

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DO INVESTIMENTO

O valor à vista do curso será de R$2.800,00 (dois mil e oitocentos reais) que também poderá ser parcelado em até 12x de R$259,98 via cartão de crédito.

 

O valor do curso é único e o não comparecimento a algum módulo não gerará, de forma alguma, nenhum reembolso de valores.
 

A desistência do curso não garante o reembolso dos valores quitados, salvo se for possível encaixar um novo aluno na referida vaga.


As vagas serão limitadas há apenas 16 pessoas para garantir um melhor aproveitamento dos treinamentos teóricos e práticos.
 

A vaga somente estará garantida a partir da inscrição, que se dará a partir do pagamento do curso.

O curso será ministrado pelo Márcio Henrique de Oliveira, mecânico e advogado pós-graduado em direitos trabalhistas, inscrito na OAB de Minas Gerais. Possui 47 anos de idade e atua na mecânica automotiva desde os 13 anos de idade. Vale dizer, que a sua experiência com osciloscópio iniciou-se em 1993 com o osciloscópio e analisador de motores da tecnomotor, possuindo até hoje a referida e espetacular ferramenta. Com injeção eletrônica foi em 1994, quando realizou seu primeiro curso de injeção eletrônica com o Sr. Rubens da SRI. Em 2003 realizou a prova da Automotive Service Excellence, onde recebeu uma nota que lhe concedeu a certificação ASE em sistemas elétricos/eletrônicos de automóveis.


Realizou os mais diversos cursos Brasil a fora, dentre eles, destaque para o curso de remapeamento de módulos e imobilizador em Cascável/PR (prado), de centrais de injeção eletrônica em Curitiba/SC (tecnocar), curso de codificação de módulos OHIRACAR, Santa Fé do sul/SP, cursou dois anos de eletrônica no PioXII e várias foram as feiras de tecnologia visitadas.


O curso também poderá ter a participação do Leonardo Henrique de Oliveira, engenheiro eletricista com ênfase em circuitos eletrônicos na UFJF e poderá ter a participação especial de outros técnicos.


Contato: Márcio Henrique
Cel e Zap: (32) 99184-2161
Fixo: (32) 32179600


Curso será realizado na cidade de Juiz de Fora, Rua Paracatu 1260, bairro Bandeirantes.
Todos os sinais são coletados diretamente de um veículo e lançado para a bancada, onde os alunos poderão levar seus equipamentos e realizar os testes em tempo real.

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